Papo de Sereia - Eduarda Vaz e Carolina Quintella

Eduarda Vaz & Carolina Quintella - Sussurro: Cantos de Chuva 





MH:  Como surgiu a ideia de escrever “sussurro: cantos de chuva”?


D&C: A ideia surgiu de Eduarda, a partir da inesperada oportunidade de publicação pela Urutau, que ao início de 2019 realizou uma chamada para publicação na cidade do Rio de Janeiro. Eduarda soube quando já faltavam apenas quinze dias para o fim do prazo. Como vinha participando, na época, de uma coletânea de textos breves organizada por Carolina, cuja escrita já conhecia, Eduarda lhe propôs que escrevessem esse livro juntas e ela aceitou. A ideia veio com entusiasmo, mas sem muita pretensão, afinal quem escreve um livro em quinze dias? E quem propõe e quem aceita escrever um livro em quinze dias? Nós duas! Juntas começamos a pensar essa proposta aparentemente insana e geramos, em processo de ecos de vozes, “sussurro: cantos de chuva”.


MH: Como vocês se conheceram? E como foi escreverem juntas?


D&C: Nos conhecemos na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na graduação em Letras: Português - Espanhol.  Mas só passamos a nos aproximar quando, já no fim da faculdade, fomos apresentadas por uma amiga. Nesse mesmo período, por conta de um trabalho em dupla, descobrimos que a nossa escrita, embora diferente, funcionava muito bem quando em criação compartilhada. O processo de escrita foi, por isso, muito natural, gostoso e fluido, apesar de envolver também muita disciplina e força de vontade. Nós duas dávamos incentivo uma à outra, além de coragem, quando o prazo curto vinha nos desadesanimar.


MH: O que podemos esperar de “ Sussurro: cantos de chuva” ?


D&C: Um canto para se recolher e se expandir. “sussurro: cantos de chuva”  é um lembrete sobre o permitir-se, sobre a experiência de encontrar, de ouvir e de ser o outro e sobre o quanto isso pode nos transformar.  Em “sussurro” há espaço para todos.


MH: Quando será o lançamento deste livro e quais? Vocês irão ou pretendem fazer algum evento do livro em Volta Redonda?


D&C: Sussurro veio ao mundo no dia 03 de agosto e ainda contará com novos eventos e oportunidades de venda em todo o Brasil. O próximo evento ocorrerá no Rio de Janeiro, dia 31 de agosto, seguido de outro evento em Volta Redonda, dia 05 outubro. Em breve, estará à venda em diversas livrarias também.


MH: Mandem uma mensagem para as nossas sereias e tritões?


 D&C: Claro! Se estão aqui é porque amam os livros como a gente. Queremos deixar um lembrete de que ler literatura e escrever são, sim, atos de importância e muito necessários nos tempos de hoje. A literatura nos sacode, nos permite repensar o nosso lugar e o lugar do outro e, além disso, pode servir como aconchego ou como impulso! Então, continuem lendo, relendo e (se) questionando sempre!



Convite Especial: 





0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário