[Papo de Sereia] Tayana Alvez - "Eu Quero Mais"


Olá, gente! Tudo bem com vocês?

Hoje no "Papo de Sereia", iremos conhecer um pouco mais a autora Tayana e seu mais novo lançamento, "Eu Quero Mais".
Um livro que aborda diversos assuntos sociais e que fará o leitor olhar para as pessoas de uma outra forma.

Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Escrever é algo que me acompanha há muito tempo. Grandes dores ou grandes amores acabam sempre virando alguma coisa, um texto, um conto... Eu quero mais virou um livro.

O seu intercâmbio e experiencia em outro país influenciaram sua escrita?
Toda experiência influencia de alguma forma, se você cruzar com um escritor na rua, corre o risco desses 3 segundos serem a inspiração que ele precisava para terminar uma história. Risos.Morar fora me trouxe “You just have to choose” um conto que se passa no intercâmbio, em breve vou publicar a edição bilíngue para quem não fala inglês poder ler.

O que o leitor pode esperar do seu novo livro “Eu quero mais”?
Acho que o ponto principal de “Eu quero mais” é o amor. Não amor de homem e mulher apenas, mas laços familiares, amor humano... Ver como o amor pode se descaracterizar e virar outra coisa e como o amor verdadeiro jamais muda. Por mais que eu defina EQM como uma história de dor e cura, o amor é o protagonista.

A inspiração para a história da Lizzie veio do seu convivio com pessoas proximas ou observando a sociedade como um todo? E o que te levou a criar essa personagem?
Eu sempre digo que eu escrevo duas coisas: Tabu e música.  Minha inspiração são os tabus da sociedade e as músicas que me tocam de algum jeito. Desde a primeira coisa que escrevi, os tabus e as músicas estavam lá, acostumei a ter sempre uma música tema e uma questão social como assunto principal.

Sabemos que a Lizzie é uma mulher negra, e infelizmente não vemos muitos livros em que as mulheres têm essa característica. Como é para você trazer uma personagem com representatividade para outras mulheres?
Para mim é uma honra e um grito de liberdade. Era muito confuso olhar para minha mãe – que é negra – e saber que não tinha lido nenhum romance adolescente com uma protagonista negra; apesar de rodar o booktube, nunca tinha visto uma resenha de um famoso new adult com uma protagonista negra. E o mais chocante para mim ao longo da escrita foi ME descobrir negra. Aprender sobre a política do colorismo e sobre como nosso país insiste em apagar nossa cor. A Lizzie é minha bandeira de amor e resistência e eu espero de coração que as pessoas consigam compreender a profundidade do racismo estrutural, a dor que a solidão da mulher negra traz, o racismo que o termo “mulata” traz e que o termo “morena” pode trazer... Espero verdadeiramente que a Lizzie seja só a primeira de muitas.

Como foi o processo de escrita do livro? Você levou muito tempo para escrever?
Escrevi “Eu quero mais” em quatro meses e passei pouco mais de dois anos entre “deixar a história descansar” e “re-re-re-revisar”, aprendi com esse livro que as revisões nunca acabam. Minha amiga-revisora-copidesque-secretáriaLuana Moraes,me disse que eu sempre encontraria algo à melhorar e que alguma hora euprecisaria publicá-lo antes de deixar a vontade de revisar novamente tomar conta de mim e eu a escutei, conversei com ela e outras pessoas que me ajudaram e decidimos a data, mas ainda mexi no livro depois disso. Risos. As últimas alterações foram feitas no final de maio, para você ter uma ideia.

Morando em outro país e lançando um livro no Brasil, você acha que isso pode atrapalhar seu contato com os leitores?
Acho que não. Óbvio que eu gostaria de estar no Brasil e ter contato pessoal, ir à bienal, conversar com cada leitor na mesa de um shopping tomando sorvete.Mas a internet está aí para me conectar com pessoas de todo o Brasil e isso me deixa muito feliz. No entanto, não nego que isso mexeu comigo, me deixou com mil dúvidas... Mas pensei muito e cheguei à conclusão de que a história da Elizabeth não podia mais esperar, minha garotinha queria voar, então eu deixei.

O mercado literário está passando por uma crise, no seu ponto de vista como autora, como é lançar um livro hoje?
Atualmente eu estou pesquisando esse assunto para a minha tese de mestrado. Risos. Pode ser que isso mude, ainda tenho oito meses para decidir, mas por ora quero falar sobre como a Amazon influenciou na crise do mercado literário.Mas antes de publicar, pesquisei com outras autoras e a maioria disse que não troca a Amazon nem por editora, tanto pela autonomia com os livros quanto pelos ganhos financeiros. E numa perspectiva de autora iniciante, eu quero mesmo é publicar o livro e ser lida, e se é a Amazon que me apoia nisso, é para lá que eu vou.

Quais são suas grandes inspirações e referencias literárias? Tem aquele autor ou gênero preferido?
Olha, eu não tenho um gênero favorito, mas autores eu tenho:
Johan Grisham – Favorito da vida
Colleen Hooveer – Inspiração
Gayle Forman – O amor da minha vida
Paola Aleksandra – Autora nacional favorita
Paolo Coelho – autor nacional favorito
L. C. Almeida – Autora que eu mais leio na amazon.
Como você pode perceber, eles escrevem coisas totalmente diferentes, e amo todos.

Deixe uma mensagem para seus leitores e futuros
Oi, tudo bom? Espero que você goste de Eu quero mais, e que continue aqui, ainda temos muitas histórias para dividir, muitas gargalhadas para compartilhar e ainda mais lágrimas para derramar.
Obrigada pelo carinho. <3
Tay.

Agradeço a Tay por essa entrevista maravilhosa e a você leitor por acompanhar até aqui♥

Um beijo e até o próximo papo de sereia

Tayana Alvez nasceu no Rio de Janeiro em 1992, começou a ler em 2002 e desde então não parou mais. Formada em Serviço Social e Gestão de Recursos Humanos, saiu da casa dos pais pra ser intercambista na Irlanda em 2017 e nunca mais voltou.
Atualmente é Mestranda em Gestão na Universidade da Beira Interior em Portugal.
Seus livros preferidos foram escritos por John Grisham e Colleen Hoover e suas maiores inspirações para escrever estão na MPB e nos Tabus da sociedade brasileira.
Eu quero mais é seu romance de estreia.

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Youtube Skoob 
Compre - Eu Quero Mais

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário