[Papo de Sereia] Deborah Strougo – Autora do livro Inesperadamente Você


Olá, gente! Tudo bem com vocês?

Para o primeiro "Papo de Sereia" tive o prazer de entrevistar Deborah Strougo, autora de Inesperadamente Você, publicado pela Editora Coerência. 

Foi uma entrevista gostosa de se fazer e pudemos conhecer um pouco mais da Deborah.


MH: Quando você começou a escrever?
D.S:Comecei com 14 anos, mas na época eu só escrevia poemas. Entrei no mundo das fanfics com 23 e dois anos depois escrevi meu primeiro original: Inesperadamente Você.

MH: O que foi determinante para que você se tornasse um escritor?
D.S:O apoio dos meus leitores das fanfics, amigos e família. Todos me incentivaram muito a tentar publicar um livro. 

MH: Algum autor influenciou você, para começar a escrever?
D.S:Muitos! Mas especialmente a Carina Rissi. Amo tudo o que ela escreve e sinto que nossa escrita é bem parecida.

MH: Como você se mantém inspirada para escrever?
D.S:A vontade de contar histórias é o que mais me motiva. De trazer personagens e situações que possam fazer as pessoas se apaixonarem, rirem e se emocionarem.

MH: Quando você percebeu que era o momento de publicar um livro?
D.S:Foi como um clique em cima da minha cabeça, de verdade. Eu sentia falta de algo novo, um desafio. E então eu tinha essa fanfic que nunca postei e eu amava o enredo dela. Um dia eu pensei comigo mesma: por que não? E então comecei ela do zero como um original e o resultado foi o meu primeiro livro publicado.

MH: Você segue ou seguiu alguma rotina quando estava escrevendo o livro?
D.S:Normalmente sim. Cada livro (escrevi três até o momento) foi escrito com uma rotina diferente, mas o mais importante é escrever todo dia. Nem que seja uma página apenas. Mas, em geral, eu me sinto mais à vontade escrevendo na parte da manhã. 

MH: Como foi o planejamento para você escrever seu livro?
D.S:Eu fui colocando os tópicos do que iriam acontecer em cada capítulo. Assim eu já teria a história toda amarrada antes do desenvolvimento. E foi assim que aconteceu, com tudo bem amarradinho, eu comecei a desenvolver capítulo por capítulo até chegar no resultado final. 

MH: Como você concilia sua vida pessoal com sua vida de escritora?
D.S:Eu tento seguir uma rotina e separar bem o meu tempo. Normalmente, eu escrevo nas minhas horas vagas como aqueles 20 minutinhos antes de ir para o trabalho, durante a hora do almoço e, especialmente, nas manhãs de sábado e domingo. 

MH: Você tem algum ritual incomum associado ao seu processo de escrita?
D.S:Acho que não, mas eu preciso de silêncio. Não consigo escrever com barulho, música ou pessoas por perto. Tiram minha concentração completamente.

MH: Você já sofreu algum bloqueio criativo?
D.S:Por enquanto, não. Ainda bem!

MH: Quais foram seu desafios quando virou escritora?
D.S:Especialmente ganhar algum espacinho nas livrarias e nas estantes dos leitores. É natural que as pessoas comprem livros de autores mais conhecidos, mas um dia eu chego lá também! Temos que dar o melhor de nós, certo?

MH: Fale um pouquinho sobre sua obra Inesperadamente você. Como foi escrever essa obra? Qual foi sua inspiração? Desafios ao escrever essa obra? 
D.S:Eu amo Inesperadamente Você, principalmente porque escrevi ele sem tantas expectativas e, quando vi, ele já estava conquistando tantos corações que perdi a conta. Foi uma surpresa muito boa toda a receptividade e carinho que recebi dos leitores. Isso é o que me dá mais vontade ainda de continuar e trazer mais livros pra todos. Minha inspiração foi em Sasusaku (um shipp de Naruto), então quem gosta do anime, vai encontrar algumas referências divertidas. Mas quem não conhece não terá problema algum na leitura também. Sempre gostei muito de histórias em que os protagonistas precisam conviver por obrigação por conta de alguma situação inusitada. Então foi muito legal poder contar eu mesma uma história assim. O desafio maior foi a estrutura do texto. Eu não tinha a noção de nada, apenas fui escrevendo e é isso. Também precisei fazer muita pesquisa como valores de hospitais, doenças, plantões, imóveis e afins. Mas definitivamente valeu super a pena, porque morro de orgulho com o resultado final.

MH: Que conselhos você daria a um jovem escritor?
D.S:Após escrever seu livro, contrate uma análise crítica de alguma agência. Isso foi essencial pra mim, pelo menos. Pois me ajudou a encontrar furos na histórias e vícios de escrita. Além disso, não desista. Não é fácil, mas nada na vida é. Ainda assim, acredite na sua história e acredite em você. Todos nós somos capazes quando damos duro pelos nossos sonhos. 

MH: Manda um recado para todos os leitores
D.S:Tudo o que posso fazer é agradecer. De verdade. Obrigada a todos pelo carinho e incentivo de sempre. É muito gratificante ver a Alice e o Theo conquistando tanta gente! E ó, o spin-off, se tudo der certo, vai sair. Então se preparem pra conhecer a história do Victor, irmão mais velho do Theo. 

Agradeço a Deborah por essa entrevista e você leitor acompanhou até aqui.

Um beijo e até o próximo Papo de Sereia.


Deborah Strougo é a autora dos romances Inesperadamente Você, Sempre Foi e De Repente Nós Dois. Carioca da gema e publicitária, ela se encantou pela literatura na adolescência, quando começou a escrever poemas que logo se espalharam pela Iinternet. Decidiu se aventurar em fanfics tempos depois e, desde então, nunca mais parou de escrever. Além de ser uma leitora voraz, também adora viajar e se perder em séries, filmes e animes.
Redes Sociais
Instaram: @deborahstrougo
Compre Inesperadamente Você | Amazon | Coerência

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário