[Resenha] Nunca Olhe Para Dentro - Amanda Ághata Costa




A resenha de hoje é um livro que você começa a amar desde do primeiro capitulo e fica em abstinência dele quando chega ao fim.

Venha conhecer a história da Betina, uma linda moça que da cores aos sentimentos e estados das pessoas.



Título: Nunca Olhe Para Dentro
Autora: Amanda Ághata Costa
610 Páginas
Romance

Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos de idade, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.



Era uma noite muito especial para Betina e seus pais, pois a garotinha deles com apenas 8 anos já era considerada "A menina prodígio de Ostala", como havia na descrição ao lado de dois quadros de Betina na exposição da cidade.

Betina era uma garotinha que amava dar vida a telas brancas e tinha uma mania de dar cores aos sentimentos e estados de humor das pessoas. Naquela noite, ela estava se sentindo laranja, estava tão radiante e sorridente, que queria se sentir daquele jeito para sempre.

“A menina prodígio de Ostala”, é o que dizia o enunciado em letras garrafais logo acima do grande mural, contendo uma foto em  que estou sorrindo tanto que poderia ser considerada laranja naquele momento. Eu queria ser laranja para sempre, se isso significasse poder sorrir para centenas de pessoas através das minhas pinturas. Repetidas vezes. Imortalizada através de uma infinidade de pinceladas e significados.

Em questão de minutos, Betina passou do tão vibrante laranja, para o cinza. Uma tragedia havia acontecido naquela mesma noite de felicidade para sua família, que acabou virando pesadelo para a pequena prodígio da arte.

Um carro havia invadido a pista na qual o carro da família de Betina seguia, seu pai na tentativa de desviar do carro, acaba fazendo com que o carro capote e eles caiam dentro de um lago, tornando o que era para ser uma noite feliz, em uma tragedia que deixou a vida da mini artista sem cores.

Em uma fração de segundos, o que antes mais se parecia com as cores do arco-íris, agora tem apenas tom de desespero. Forço meus olhos a ficarem abertos, porém é em vão. Meu mundo colorido desaba e em um estalo fica totalmente preto.

Doze anos se passaram depois da tragedia, e toda sexta-feira Betina vai acompanhada de sua melhor amiga Paola até o lago que levou a vida de seus pais embora, que levou a cor do seu mundo. Ali ela se permite sofrer o luto da perda de sua família.

O narciso amarelo boia de forma suave até eu soltá-lo completamente, contrastando na cor escura do lago. Sexta-feira é o dia em que eu completo o meu ritual sagrado, o único dia da semana em que eu choro por tudo aquilo que perdi. 

Deixando de lado as tintas e os pinceis, Betina hoje cursa psicologia para tentar entender a mente humana e como ela funciona. O sonho de cursa artes morreu naquele dia com seus pais, a felicidade em dar cores e vida a telas brancas e sem graças, não fazia mais parte da sua vida agora.

A menina prodígio de Ostala viveu o seu maior auge aos oito anos, justamente entre o ápice e o término. Um pássaro que aprende a voar e, sem querer, acaba chocando-se contra uma árvore. Um sonho bom que a gente nunca quer que acabe, mas sempre desaparece na melhor parte.

 Hoje ela vive com sua tia Cecilia, uma mulher que sempre maltratou Betina com ajuda de seus vários namorados, que adora demonstrar que odeia a menina e que não tem sentimento algum ou se importa com ela. Betina ao menos queria saber o porque, já que nunca fez nada para ser tão odiada pela tia, que deveria dar amor e carinho em um momento tão difícil de sua vida. Mesmo com seus vinte anos, Betina ainda aguenta todas as ofensas da tia calada e sonha com o dia que terá sua liberdade, mas ela não se arrisca com medo das consequências que ela pode vim a sofrer, caso saia dali ou enfrente a tia, por isso ela escuta sempre calada e com a cabeça baixa.

Não consigo entender o que ela tem contra mim. Obedeço todas as ordens, a trato com o respeito que ela não merece, e o que recebo em troca são doses de humilhação.

 Em meio a tanta dor que ela sofreu e sofre até hoje, Betina ainda tem forças para continuar com sua investigação a respeito do acidente que tirou a vida dos pais dela doze anos atrás. Como o caso foi arquivado e não acharam um culpado, Betina busca por respostas a todo momento e não vai sossegar até encontrar o culpado. 

O que eu poderia fazer? Criei coragem e comecei a minha própria caça às bruxas, ou como prefiro dizer, caça ao vampiro. Ou vampira, tanto faz. A pessoa que estava por trás daquele volante não só tirou o carro da sua pista e invadiu a nossa, como fez o que um vampiro faz: sugou tudo o que eu tinha de melhor.

Os únicos momentos felizes de Betina é ao lado de seus melhores amigos: Paola e Caio, que sempre estão ao lado da garota, e que se arriscam indo escondidos na casa da tia de Betina para verem filmes quando ela não está.

O que Betina não esperava, era que em seu estagio um médico tiraria sua atenção. Dr. Nicolas é o médico por qual suas colegas de curso ficam babando. Galanteador, sexy e com um "Super Olhar", ele levaria qualquer uma para cama com apenas uma palavra. Para Betina, ele era uma mistura de cores e queria que os olhos dele ficassem o mais longe possível dela.

Mas as coisas poderiam mudar, assim que uma mensagem de texto de um número desconhecido chega em seu celular e acaba arrancando um sorriso de Betina.

"Eu não deveria ter dito aquilo. Não sou tão ruim quanto pareceu. Da próxima vez, juro que só vou agradecer pelo super olhar."

Nicolas entrará na vida de Betina, e tentará ajuda-la da melhor maneira possível, fazendo com que Betina tenha vontade de viver e pintar novamente. Mas será que Betina está disposta a devolver a cor em sua vida?



Minha Opinião

"Nunca Olhe Para Dentro" foi um livro que trouxe todos os meus sentimentos a tona, que me fez sentir tantas emoções. Chorei, fiquei triste, sorri, fiquei angustiada e torci muito pela Betina.
Através deste livro tive meu primeiro contato com a escrita da Amanda. E eu confesso que fiquei apaixonada. 

A forma que ela escreve e descreve as cenas, os personagens, suas emoções, faz você se sentir dentro do livro, faz você se sentir os próprios personagens.

Quando o livro foi lançado teve muita gente que não entendeu a Betina e o que ela vivia. No livro a Amanda retrata o caso de violência domestica que Betina sofria por causa de sua tia, e a autora soube muito bem retrata-lo, de uma forma leve, mas que ao mesmo tempos podemos enxergar de  maneira clara e angustiante o que pessoas como a Betina sofrem.

O livro entrou para a minha lista de favoritos e que indico a todos. É um livro que faz você enxergar a vida com outros olhos, que vai fazer você para em alguns capítulos para refletir sobre a vida, sobre as pessoas ao seu redor, sobre o que você está fazendo e a forma que está vivendo.

"Nunca Olhe Para Dentro" é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Pois é através de suas paginas que ganhamos vários ensinamentos e conhecemos uma historia que você lembrará para sempre.

A capa é simplesmente perfeita e combina tanto com a historia♥ 

Sobre este livro e a escrita da Amanda, só tenho coisas boas a falar, pois eu fiquei muito apaixonada pela Betina e o Nicolas, o qual sempre compreendeu a Betina desde do começo.


Você encontra o e-book de Nunca Olhe Para Dentro na Amazon, e seu físico será lançando em breve pela Qualis Editora, pois este livro merece está nas nossas estantes♥♥

E-book - Nunca Olhe Para Dentro
Page no Facebook:  Amanda Ághata Costa
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário